As alterações emocionais e o nosso corpo

By Rita Alegria - quinta-feira, agosto 16, 2018

 

Olá, bom dia meus amores! Hoje venho falar-vos sobre um tema que cada vez é mais comum nos jovens adultos ou até mesmo nos adolescentes. 
Venho falar-vos sobre o que eu sinto, exprimir o que já senti e que, hoje, por vezes ainda sinto. Viver com alterações emocionais não é fácil, nada mesmo. Essas alterações emocionais, maior parte das vezes, estão associadas à depressão ou à ansiedade. 
Eu já fui muito dominada pela ansiedade. A verdade é que já dois anos para cá que deixei de dar o meu corpo por inteiro à ansiedade. Só quem sofre de ansiedade sabe dar o valor certo a estas palavras soltas que estou a escrever. Eu no início quando me percebi que me deixava levar pela ansiedade não me importava. Sabem porquê? Para quem me conhece sabe que eu gosto pouco de falhar e dedico-me ao máximo a tudo, mas mesmo a tudo o que posso, tendo que ser, muitas das vezes, os outros a colocarem-me travão porque senão eu aceitava todos os desafios que me colocavam ou que aparecessem. É verdade, não tinha capacidade de dizer não a mim mesma, nos meus limites. Devem estar a achar-me doida mas a verdade é que eu sempre gostei de dar o máximo que podia para ajudar de alguma forma os outros. 
Quando dei por mim a ser dominada pela ansiedade, e que não controlava, eu parei e refleti para mim mesma. Pedi ajuda à minha médica de família e às pessoas que mais convivem comigo diariamente. Engordei 8kg graças a esta menina. Muito não foi? Na altura, deixei-me ir ao fundo. Já não gostava de ver-me ao espelho porque tinha mais barriga, peito e perna. Já não tinha vontade de fazer nada do que eu gostava (dançar, exercício físico e natação). Entrar em enfermagem fez-me bem. No primeiro ano tínhamos imensas cadeiras (17 ou 18), tornei-me delegada de turma e fora da faculdade ainda me meti em mais algumas aventuras, o que deu para eu ter mesmo que ganhar controlo. Eu queria mudar, libertar-me da ansiedade que quando esta não era saudável, me destruía. Foi então que testei a minha alma, o meu corpo. Comecei a voltar a fazer desporto, natação e piloxing, para me distrair. Aos poucos a ansiedade cortava-me a motivação de estudar e muitas das vezes não conseguia mesmo dedicar-me como eu queria. Foi difícil? Foi, e muito. Com a altura das frequências eu só pensava em hidratos de carbono e açúcares. Só queria comer. Normalmente, a ansiedade é isso que faz ou dá apetite em excesso ou te tira todo o apetite e emagreces. Hoje arrependo-me de ter dado tanto de mim à ansiedade. 
Com o tempo fui limpando a minha alma, dizia muitas vezes para mim mesma frases motivadoras, que me arrebitassem e me fizessem chegar ao sucesso sem nenhum desses bichinhos ao meu lado. Aceitei novos desafios, novas responsabilidades, pondo sempre um travão a mim mesma aos poucos, e cada vez me sinto mais liberta da ansiedade. É difícil? Sim, é. Todas essas alterações que a ansiedade provoca a nível do corpo, pensamentos e outros, é muito muito assustador para a nossa alma quando novidade. Eu quis muitas vezes encostar-me a um canto e desistir mas nunca deixei que a minha força interior se fosse embora e se deixasse vencer por tudo isso. Se tive muitas recaídas durante todo este tempo? Sim, tive, e ainda tenho. Mas quando sinto que esse bichinho quer que eu faça X, eu faço o Y. Nem que vá a arrastar-me. Faço-o por mim, e nunca duvidem que somos muito fortes e seres humanos maravilhosos por dentro e por fora. 
Hoje ainda não me sinto eu por fora, ainda tenho alguns kg para devolver à ansiedade e voltar a sentir-me totalmente bem comigo mesma. Quando precisava de estudar e a ansiedade chegava eu colocava os phones e ouvia música de concentração e fazia pausas com exercícios de respiração. Hoje, já não fanico como se costuma dizer. Já há quase um ano que experimento técnicas para relaxamento e sobretudo penso mais "se não conseguir não morre ninguém, porque as coisas têm o seu tempo." 
Vivo muito mais o momento, aplico cada vez mais o lema Carpe Diem. Ahh e se às vezes ela bate à porta? Deixa-me com falta de humor e mais no meu cantinho mas não me encosto como ela quer e tento dar a volta por cima, claramente. A ansiedade atormentava-me mais ao fim do dia, chegando a tirar-me o sono. Era à noite que ela gostava de mim. 

Com azar o dela, fechei-lhe a porta. Recusei depender de qualquer medicação, quis sair dessa "prisão" sozinha. Procurei ouvir mais os sons da natureza, realizar exercício físico, meditar e ouvir mais o coração.
E vocês? Já sofreram de ansiedade? 

Deixo-vos a visão de uma adolescente:
Viver com ansiedade é sentir medo em tudo o que fazemos, mesmo nas atividades mais simples da vida e do nosso quotidiano. Muitas das vezes, a ansiedade tem efeitos no nosso corpo físico. Eu, por exemplo, nos dias em que ando mais ansiosa chego a vomitar e a ter diarreia e sentir-me mesmo mal comigo mesma. Este sentimento incomoda-nos, muitas vezes, mas quando conseguimos vencer os nossos bichinhos damos conta da força interior que nós temos. Eu acredito que as pessoas ansiosas não são fracas, como muitos pensam, mas sim aquelas com a maior força e coragem. (Anónimo, 16years)

Sejam felizes e espalhem a vossa luz interior que é o melhor remédio para tudo!

De coração aberto, 
Miúda das Flores.

  • Share:

You Might Also Like

16 Comments

  1. Ansiedade é algo que pode «prender-nos» a algo simplesmente desnecessário ou inimigo a nós, sendo necessário contradizer essa mesma sensação que nos invade por dentro, devendo-se planear tudo com a devida antecedência e a deixar tudo me ordem assim que for possível. E é muito bom, por exemplo, praticar yoga, para além de que uma alimentação saudável pode sempre ser uma mais valia, beijinhos!
    Mónica Rebelo do blog Cozinha Com Rosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua partilha Mónica! Eu sem dúvida que não dispenso de uma boa agenda para ter sempre tudo organizado e feito a horas para não deixar que a ansiedade venha estragar algo! E sem dúvida, yoga e meditação muito bom mesmo! E claro, não podemos deixar-nos ir totalmente para as más alimentações! Beijinho minha querida 😘

      Eliminar
  2. Eu já fui refém da ansiedade, mas neste momento sou livre de viver a minha vida. É verdade que tive de aprender a conviver com ela e a dominá-la, porque não quero deixar de viver as coisas boas da vida. Obrigado pelo texto maravilhoso. Beijinhos
    https://coisas-da-isabel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é mesmo não deixar de viver as coisas boas da vida ! Beijinho

      Eliminar
  3. Obrigada pelas tuas palavras. Este post está incrível. Identifiquem-me em muitas das "palavras soltas" que aqui escreveste. Mais uma vez, obrigada ��

    ResponderEliminar
  4. Não estás sozinha! Também lido diariamente com esse problema e algo que me ajudou muito foi psicoterapia e tenho dois livros que mudaram a minha vida o "Acredita em ti" e o "Vive a tua Luz", estou a preparar posts para o blog sobre os mesmos.
    Também pratico exercicios respiratorios e faço meditação com a aplicação head space.
    Algo que me ajuda muito também é ir correr para a beira da Natureza e ter um diário da gratidão em que sempre que posso escrevo, podes saber mais sobre o meu diário da gratidão aqui: ( http://arrblogs.blogspot.com/2016/12/tips-and-tricks-gratitude-diary.html)
    Espero que alguma destas dicas também te ajude.
    Ganhaste uma nova seguidora. (:
    Beijinhos e força!

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ficar a aguardar esse post sobre esses livros então linda! Vou experimentar também essa app quando voltar faculdade, parece-me que vai ajudar em algumas fases eheh! Um beijinho e também ganhaste uma seguidora ✨

      Eliminar
  5. So podemos mesmo agradecer estas palavras. A ansiedade entranha se dr tal maneira nas socirfsdes modernas que as pessoas aprendem muitas vezes a viver com ela. Mas que ela seja positiva, nao é mesmo. Deste muito bem a volta por cima;)
    Gostei

    ResponderEliminar
  6. Que lindo Ritinha! Sofri muito de ansiedade no secundário, a pressão das médias deitou-me muito abaixo, mas felizmente hoje sou mais forte que ela! É um problema extremamente sério e que se deve ter em atenção!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu no secundário sofri muito no décimo ano também e no em que fiquei espera de entrar em enfermagem, mas graças a Deus também fui mais teimosa que ele! Beijinho 😚

      Eliminar
  7. Adorei o post , é necessário falar abertamente e não fazer tabu destes temas.

    Blog | Instagram | Twitter | Tumblr | Pinterest

    ResponderEliminar
  8. Como eu te compreendo, minha querida! Identifiquei-me tanto com este post :)

    Através do comentário que deixaste no meu blog, consegui conhecer o teu blog e obrigada por isso. Vou visita-lo mais vezes.

    Um grande beijinho
    https://whaaatifni.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por teres lido um bocadinho de mim e por as tuas palavras 💗 Um beijinho!

      Eliminar

O meu Instagram