Não entrei no curso que queria e agora?

By Rita Alegria - sexta-feira, agosto 24, 2018


Olá maltinha! Hoje venho falar-vos abertamente sobre um medo e um pesadelo para alguns de vós nesta altura ou até mesmo que, secalhar, também já passaram por isso tal como eu. 
Eu não entrei no curso que queria. O que fiz?
Em 2015 não entrei em enfermagem em Viseu. Caiu-me tudo quando vi que não tinha entrado no que tanto sonhava desde pequena. E tu questionaste “porque não concorreste para enfermagem noutra cidade?”. Eu vivia e vivo só com a minha mãe (sim, sou menina de pais divorciados, a moda do século XXI não acham?) e então nunca mas nunca pensei em ir estudar para fora por duas razões: a melhor escola de enfermagem do país era a de Viseu e por outro lado ia ficar muito caro suportar todas as despesas. E vocês questionam-se “então mas arranjavas um part-time e acabava por ajudar”, sim verdade, mas eu pela simulação de bolsa de estudo sabia logo que se trabalhasse em part-time em algum lado e fosse declarado que iria perder as propinas mínimas pelo menos e só ia acabar por piorar um bocadinho a situação. Mas isso não estava nos meus planos porque sempre sempre quis enfermagem e sempre quis que tirar a minha licenciatura na Escola Superior de Saúde de Viseu.
Quando acontece o tombo de “não entrei no curso que queria e agora?” ficas à toa, parece que tudo se desmoronou à tua volta. Comigo, aconteceu isso mesmo, mas nunca baixei os braços.
Na altura pensei em várias hipóteses:
- Vou concorrer à segunda fase com o que quero em primeiro opção e em segunda opção vou colocar o curso de Viseu com mais cadeiras compatíveis a enfermagem e depois peço transferência de curso;
- Vou para a privada e arranjo trabalho;
- Fico um ano a fazer melhorias nas áreas das provas de ingresso;
- Vou um ano para a Enfermagem na cidade mais próxima e depois tento a transferência de curso/escola; 
- Adio a entrada na universidade.

Obviamente que nem pensei duas vezes e fui primeira hipótese. Arrisquei tudo e estava confiante que era assim que tinha que ser. Não sei, algo me disse que eu tinha que passar por aquilo. Foi então que candidatei-me e adivinhem? Não entrei de novo em Enfermagem em Viseu mas entrei em Qualidade Alimentar e Nutrição em Viseu. Chorei algumas horas sozinha? Sim, chorei. Afinal não era o que queria, mas era a melhor solução para mim e os meus pais sempre me deixaram ser eu a decidir o que eu achava que era melhor. 
Confiaram em mim e deu certo no final de tudo. Frequentei o primeiro ano da licenciatura em Qualidade Alimentar e Nutrição na Escola Superior Agrária de Viseu, onde fiz a praxe, o primeiro ano dessa licenciatura e onde ganhei amigas que levo para a vida (elas sabem quem são)! Esforcei-me ao máximo para conseguir as melhores notas e fazer o máximo de cadeiras porque numa candidatura a transferência de curso/escola dois pontos importantes era a média final e o número de cadeiras feitas compatíveis. No ano seguinte candidatei-me de novo a Enfermagem em Viseu, candidatei-me pelo DGES porque ainda tinha os exames válidos e por concurso de transferência de curso/escola. Sabem o que me aconteceu? Entrei pelas duas formas, é verdade! Foi recompensada pelo tempo perdido e estava escrito que tinha que ser assim, eu acredito. Para além do apoio dos meus pais sem dúvida que o Diogo foi muito importante também para nunca me deixar desistir nos dias mais duros. 

Nunca mas nunca desisti do que mais sonhava e valeu a pena. Já estou no início terceiro ano da licenciatura e o tempo passou rápido. Cada vez acredito mais no “cada coisa a seu tempo”! Hoje sou muito feliz e sinto-me realizada!
Se não entrasse naquele ano? 
(eu vendo o lado positivo das coisas, né verdade?) Tinha tudo para continuar no outro curso porque também gostava daquela área e no ano seguinte tinha mais cadeiras que eram compatíveis com Enfermagem e então não iria perder tempo. Só iria ganhar mais formação e fazer mais cadeiras que fossem dos dois cursos. 
Tudo isto foi uma decisão minha, uma opção minha e os meus pais já andavam preocupados comigo. Eu só disse para confiarem em mim e que Deus sabia o quanto eu tinha no sangue e no coração a vontade de ser enfermeira e o quanto era apaixonada por isso


Sou uma apaixonada pelo traje de Viseu, porque afinal só nós sabemos o peso das nossas capas não é verdade? E a minha tem um peso especial e gigante pela luta para chegar até onde estou hoje e cada emblema faz parte da minha história

E tu? Também te aconteceu algo parecido? As hipóteses que eu pensei e vos deixei aqui são de coração e foram as minhas hipóteses durante todo o processo de candidaturas à faculdade. 
Sou a prova de que o que tem que ser será! Nunca desistas dos teus sonhos. Tudo vale a pena. 

Para ti que estás a candidatar-te à faculdade confia em ti, no que és e na força incrível que tens.
Eu hoje não me arrependo de nada, absolutamente nada. Podia já ser uma recém-licenciada? Sim, podia, mas acredito que tudo aconteceu por uma razão. Tudo o que passei para chegar ao que sempre quis só me fortaleceu mais ainda e apaixonou-me ainda mais por Enfermagem. 


Lutem pelos vossos sonhos, não desistam!

Com o coração aberto, 
Miúda das Flores.



  • Share:

You Might Also Like

4 Comments

  1. eu também não entrei no curso que queria, sempre quis medicina mas acabei por ficar colocada em enfermagem. voltei a tentar no ano a seguir e voltei a ficar de fora. entretanto comecei a gostar de enfermagem e o meu objetivo passou a ser acabar este curso mas isso não significa que um dia mais tarde não possa voltar a candidatar-me a medicina! as coisas só são impossíveis se nunca tentarmos :)
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. És um orgulho princesa! Foi um prazer enorme conhecer duas caloirinhas da Agrária cheias de sonhos e determinadas! E será um prazer enorme ser vossa colega! Tenho imensas saudades vossas... que este ano comece da melhor maneira e aproveitem bem essa vida ;)
    Beijinho grande ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada docinho! Desistir não faz parte dos meus planos de vida, sabes bem ♡ Beijinho grande! A maior sorte do mundo para ti*

      Eliminar

O meu Instagram