Um Fim de Semana na Natureza

By Rita Alegria - segunda-feira, agosto 13, 2018

Olá flores! Hoje partilho com vocês uma experiência que o Diogo planeou em Abril. Quem ainda não me conhece vai questionar "Quem é o Diogo?" e, vocês, "Então mas em Abril?! Já passou tanto tempo para partilhares". 


Ora então... o Diogo é a minha cara metade, o meu porto de abrigo, o meu amor maior, já há quase 7 anos. É sem dúvida o melhor namorado do (meu) mundo, melhor amigo e melhor companheiro de todas as horas e aventuras. 
Ele planeou este fim de semana na natureza, em Abril, porque não conseguimos comemorar o nosso aniversário de namoro como tínhamos planeado, porque calhou a um dia de semana e queríamos muito fazer algo diferente juntos e naquela altura ele estava a trabalhar e eu andava com imensas coisas na cabeça do estágio e das jornadas de enfermagem, que estavam aí à porta. Foi então que ele, sem eu perceber, planeou um fim de semana na natureza para dois. Quando ele me levou a jantar e me mostrou o plano fiquei demasiado derretida. Adorei a ideia e fiquei logo curiosa.
Estou a partilhar com vocês o nosso fim de semana porque acho uma experiência incrível e porque várias pessoas do nosso ciclo de amigos e familiares questionou-nos sobre várias coisas e ficaram curiosos e com vontade de conhecer os locais. 
Portanto, vou partilhar com vocês a minha experiência!
É um programa fantástico para apaixonados pela natureza, para casais e para uma família pois os pequeninos também adoram animais eheh. 


Começámos a nossa aventura bem cedo e fomos em direção à Lousã. Adivinhem para onde fomos? Para o Parque Biológico da Serra da Lousã, isso mesmo. Ficámos hospedados no Hotel Parque Serra da Lousã e eu adorei bastante. É um hotel com quartos com vista para o parque biológico e, claro, com um bom serviço de pequeno almoço, acreditem eheh. 

Assim que chegámos ao parque biológico fomos logo fazer check-in para deixar todas as nossas coisas e fazer tempo para que umas nuvens fossem embora e pudéssemos ir dar o passeio pelo parque com sol. Quando fomos para ir comprar os bilhetes para o parque biológico reparámos que havia um Templo Ecuménico que poderíamos visitar. Achámos interessante a ideia e fomos buscar o carro e seguimos viagem. 

Templo Ecuménico

Depois do Templo Ecuménico voltámos para continuar a visitar tudo o que a natureza tinha de bom para nos dar. Começámos então a visita ao parque biológico (confesso estava muito curiosa). O Parque Biológico da Serra da Lousã "integra um centro de informação, parque de vida selvagem, quinta pedagógica, labirinto de árvores de fruto, roseiral, centro hípico, museu vivo de artes e ofícios tradicionais com loja de artesanato, museu de tanoaria, espaço da mente e o restaurante museu da chanfana." (CM Miranda do Corvo, s.d.)
Este Parque Biológico situa-se no parque de lazer da Quinta da Paiva, possui 12 hectares. Localiza-se perto da EN 17-1 e da Estrada Nacional 342 e a alguns minutos do centro da vila. (CM Miranda do Corvo, s.d.)

Adorei, adorei e adorei. É simplesmente isso. Fiquei apaixonada por voltar a ver ursos que só me lembrava o Kenai e Koda eheh e, claro, adorei ver os veados e os meus bambi's, que fizeram reviver a minha infância. O Diogo adorou ver os javalis, todos os animais noturnos e, claro, o mais importante, o lince ibérico, que ficou colado a vê-los uma data de tempo e eu ali cheia de medo. Ambos nos deliciámos com o lama que só me lembrava dos desenhos animados do Cuscu, o Imperador. 

Algo muito importante que quero dizer-vos é que até hoje foi o sítio onde mais próxima estive dos animais, isto porque acho que este parque permite estarmos mais perto deles e não, não lhes falta espaço para brincarem e correrem. Todos os animais têm espaços amplos e normalmente consegue circular-se em volta desses espaços facilmente. Acreditem, está muito bem pensado e assim permite-nos contactar muito mais facilmente com os animais. Deliciei-me. 

Quinta Pedagógica

Deixo-vos fotos de alguns animais. Não vou partilhar tudo para também deixar-vos a curiosidade de visitarem e verem com os vossos próprios olhos, porque vale realmente a pena. 



Nós vimos o parque biológico todo em mais ou menos três horas. Se levarem crianças é um programa para uma tarde excelente. 

Restaurante Museu da Chanfana - Menu Via Verde
Após a visita aos animais, ainda fomos brincar para o labirinto de árvores de fruto, e de seguida, rumo ao hotel para um bom banho para depois irmos jantar ao Restaurante Museu da Chanfana. 
O comer estava ótimo, desde a sopa à sobremesa. E eu claro, bebi com a minha cara-metade um vinho branco frisante porque agora sou uma apaixonada por esse vinho, censurem-me.

Adormecer naquele sítio não custou nada. Foi maravilhoso estar deitada ou ir à varanda e ouvir os animais noturnos. Uma sensação incrível.

No dia seguinte, fizemos o check-out bem cedo e decidimos ir até Gondramaz, um refúgio no alto das montanhas com casas de xisto e sem rede de telemóvel (pelo menos nós), mas vimos turistas que estavam lá de férias e comunicavam por walkie talkies, portanto não era defeito dos nossos telemóveis eheh. Vimos raposas e duas piscinas de sonho, acreditem. Ficava lá se houvesse rede móvel e se tivesse um helicóptero. (um dia...)
Aldeia de Gondramaz

De seguida, fomos até Coimbra almoçar e acabámos por ir visitar a linda Quinta das Lágrimas e o Jardim Botânico. Esta é uma quinta com uma história incrível e apaixonante. A verdade é que só quem lá vai sente a magia. O Jardim Botânico não podia falhar não fosse eu a miúda das flores ahah.


Conselhos: Carro com o depósito cheio; Roupa confortável; GPS e espírito aventureiro. 

Espero que tenham gostado de ler o resumo da nossa aventura pela Lousã e Coimbra. Aconselho sem dúvida. E sabem que mais? Escrever tudo isto e reviver pelas fotografias deu-me saudade. Quando forem levem-me com vocês, ok? 

Com carinho,
Miúda das Flores.






  • Share:

You Might Also Like

4 Comments

  1. Adorei o roteiro Ritinha, vou guardar para quem sabe um dia também visitar esses sítios lindos! Tenho imensa curiosidade com a Quinta das Lágrimas!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te vais arrepender Ritinha! Adorei imenso o parque biológico e a quinta das lágrimas 😘

      Eliminar
  2. Adorei essa viagem! Fiquei bastante curiosa e quem sabe se um dia também não passo por lá. Parece ser um bom plano e com paisagens giríssimas.
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes colocar na tua lista de planos porque de certeza que não te vais arrepender se gostas de natureza ✨
      Um beijinho!

      Eliminar

O meu Instagram